Eventos integrados à natureza – Minhas Viagens 2017-09-20T18:02:05+00:00

FERNANDO DE NORONHA

Noronha foi um dos lugares mais incríveis que já conheci. É uma ilha realmente mágica!
Para quem ama integração com a natureza, mas não abre mão de conforto e boa gastronomia é o destino ideal.
Fui em março de 2016 e passei 10 dias. Foi o tempo ideal para conhecer tudo com calma, repetir os passeios preferidos e ficar com vontade de voltar!

DICAS POR PASSEIO

  • BAÍA DO SUESTE: Vale a pena contratar um guia da praia para te levar nos locais certos de concentração dos animais. Ir na maré seca.
  • BAÍA DOS GOLFINHOS: Fazer a trilha (942m) pela manhã bem cedinho, porque é o horário que os golfinhos costumam se aproximar da costa. Chegamos às 8h30 e tinham 289 golfinhos rotadores (tem sempre uma bióloga lá contando).
  • BAÍA DOS PORCOS: Meu cantinho preferido da ilha! As piscinas naturais não podem ser frequentadas e lá não tem sombra natural, então o ideal é levar barraca de praia para ficar relaxando na areia e curtindo o visual. Ir na maré seca.
  • BURACO DO GALEGO: Ofurô natural de águas cristalinas com vista para a Pedra do Pico. Lá tem umas pedras mais altas de onde dá para pular. Uma delícia! O acesso é pelo canto direito (olhando para o mar) da Praia do Cachorro. Ir na maré seca.
  • ENSEADA DAS CAIEIRAS: É onde fica a melhor piscina natural da ilha na minha opinião.
    Os corais são lindos e bem coloridos e foi onde nos deparamos com a maior biodiversidade marinha de snorkel. Vimos filhote de tubarão limão, lagostas, crustáceos e diversos peixes. Não precisa de agendamento, mas é obrigatório ir com guia credenciado. Na própria descida da trilha já tem guias aguardando para acompanhar os visitantes. Ir 2h antes ou após o auge da maré seca.
  • MERGULHO DE CILINDRO: Foi uma das minhas melhores experiências na ilha. A sensação de estar dentro d’água é indescritível. Fiz um batismo na Ilha Rata com a Empresa Águas Claras. Mergulhamos a 12m de profundidade e vimos tartarugas, raias, moreias, lagostas, crustáceos e diversos peixes. No caminho até as ilhas secundárias um grupo de golfinhos acompanhou nosso barco. Foi lindo! Na próxima ida a Noronha quero fazer o mergulho de cilindro no naufrágio do Porto.
  • MIRANTE CARACAS: Um dos mirantes mais bonitos da ilha na minha opinião. Ir na maré seca.
  • PISCINA NATURAL DO MORRO DE FORA: Acesso pelas pedras, entre as Praias do Meio e da Conceição, contornando o morro pela direita (olhando para o mar). Ir na maré seca e pela manhã, para que o sol não fique escondido do outro lado do morro.
  • PRAIA DA CACIMBA DO PADRE: Praia mais famosa para o surf. O melhor lugar para ficar na areia é no canto esquerdo (olhando para o mar), por ter uma vista linda do morro dois irmãos e o paredão de pedras proporcionar uma sombra natural super aconchegante. Eu achei a Cacimba mais bonita na maré cheia, mas na maré seca formam-se umas piscininhas no raso bem deliciosas, que no inverno são ótimas para snorkeling.
  • PRAIA DO ATALAIA: A piscina natural não tem corais tão bonitos quanto o das Caieiras, mas o visual da praia é incrível e também é legal para snorkeling. Vimos filhotes de tubarão limão, moreia, polvo, lagostas, crustáceos e diversos peixes. A trilha (1.500m) é de agendamento obrigatório e o acesso só é possível na maré seca.
  • PRAIA DO LEÃO: Uma das praias mais bonitas da ilha na minha opinião, mas é bem selvagem! Não costuma apresentar boas condições para banho e como não tem sombra natural, o ideal é levar barraca de praia para ficar relaxando na areia e curtindo o visual.
  • PRAIA DO SANCHO: A praia mais linda da ilha na minha opinião! O acesso não é tão fácil (é por uma escadaria dentro de uma gruta em fila única), mas recompensa.
    O melhor local para se instalar na areia é no canto esquerdo (olhando para o mar), por ser mais vazio e ter a melhor vista da praia. Snorkeling é bom tanto no canto direito quanto no esquerdo. Vimos raias e diversos peixes coloridos. Vale a pena tomar uma ducha na cachoeira que fica bem no meio da praia. É uma delícia!

Obs.: Conhecemos muitos outros lugares (praticamente todos!), mas no roteiro incluí só aqueles que achei imperdíveis!

DICAS GERAIS

Pousadas

POUSADA MARAVILHA: Top demais! Bangalôs aconchegantes, com cama deliciosa, ofurô e vista incrível. Café da manhã maravilhoso.

Restaurantes

  • POUSADA MARAVILHA: Ir durante o dia, porque tem uma vista lindíssima da Baía do Sueste.
  • MERGULHÃO: Ir no fim de tarde, porque tem uma vista incrível do pôr do sol no Porto.
  • XICA DA SILVA.
  • CACIMBA BISTRÔ: Ir à noitinha, por ser mais fresco e charmoso.

Obs.: Ouvi falar muito bem do Mesa da Ana, que é um restaurante que precisa de reserva, porque funciona na casa da chef.

Diversas

  • Noronha tem 2 épocas muito distintas, a das ondas e a de águas calmas. Isso deve ser levado em consideração para a programação de toda a sua viagem.
  • Pagar a taxa de permanência pelo site, para não pegar fila quando chegar no aeroporto de Noronha.
  • Levar talão de cheque e uma quantia significativa em espécie. Sacar dinheiro lá é bem complicado (só tem Santander) e muitas vezes as máquinas de cartão estão fora do ar.
  • Levar snorkel, máscara, pé de pato e barraca de praia.
  • Ter sempre na mochila: canga, repelente, protetor solar e labial, bolsa térmica com garrafinhas de água e alguns snacks.
  • Fazer a carteirinha de visitante e marcar o mergulho de cilindro e a Praia do Atalaia assim que chegar na ilha, por serem atividades que dependem das condições do mar.
  • Alugar buggy para todos os dias e de preferência já sair com ele do aeroporto. Cuidado com o estado do buggy, porque vimos diversos enguiçados pelo caminho. Cuidado também para não acabar a gasolina, porque também vimos vários buggys parados por pane seca. Vale a pena deixar uma garrafa de 2 litros de gasolina reserva no buggy, porque em Noronha só tem 1 posto, que é próximo ao Porto.
  • Sempre conferir a tabela de marés antes de programar seu dia.
  • Acordar cedo, tomar um bom café da manhã, lanchar por volta das 13h e deixar para fazer um “almojanta” durante ou após o pôr-do-sol.

* MELHOR ROTEIRO

Dia 1: Baía dos Golfinhos / Mirante Dois Irmãos / Praia do Sancho / Enseada das Caieiras / Pôr-do-sol no Restaurante Mergulhão (Porto)
Dia 2: Mirante da Baía dos Porcos / Baía dos Porcos / Praia da Cacimba do Padre / Pôr-do-sol na Praia da Cacimba do Padre
Dia 3: Mergulho de Cilindro / Baía do Sueste / Mirante Caracas / Forte do Sueste / Praia do Leão / Pôr-do-sol na Praia do Bode
Dia 4: Praia do Atalaia / Buraco do Galego / Caminhada pela areia da Praia do Cachorro até a Praia da Conceição (maré seca) / Piscina Natural do Morro de Fora / Pôr-do-sol no Forte do Boldró

 

Casamento na praia
Casamento na praia
Casamento na praia
Casamento na praia
Decoração de Eventos Integrada à Natureza